Duração: 2,5 horas
Inclui: Praça da República, Rua Na Prikope, Praça Venceslau, Praça da Cidade Velha, Bairro Judeu (entradas não inclusas ) Ponte Carlos.
Descrição do passeio:
É o primeiro passeio básico e necessário, o primeiro contato com a cidade: Começamos na Praça da República , onde a Torre da Pólvora , um dos antigos portões medievais nos dará o acesso para a Cidade Velha . Nesta mesma praça, vemos também um dos mais belos exemplos da Arte Nouveau tcheca: A Casa Municipal , cujos interiores foram projetados por Alfons Mucha, melhor pintor tcheco deste estilo.
Em seguida, caminhamos pela Rua Na Prikope (Rua de Vala), chamada assim por ocupar o espaço das antigas muralhas. A profunda vala que separava durante os séculos a Cidade Velha da Cidade Nova , hoje deu lugar a uma rua elegante e repleta de belos palácios que acolhem lojas, restaurantes e cafeterias Praça Venceslau , testemunha de muitos acontecimentos que marcaram a história do século XX do povo tcheco. Ruas de paralelepípedos nos levam para o lugar que todo visitante almeja conhecer em Praga: A Praça da Cidade Velha, com o seu famoso Relógio astronômico , e todo um complexo de casas, palácios e igrejas que formam o quadrado da praça, tornando-se uma autentica demonstração de arte e uma das mais belas praças da Europa.
Josefov é o nome dado ao antigo bairro judaico de Praga. O bairro recebeu este nome pelo imperador Joseph II, o qual no século 18 ordenou que fossem derrubadas as muralhas que separavam o gueto do resto da cidade.
O bairro judaico hoje em dia faz parte da Cidade Velha, mas durante muitos séculos estava separado dela por uma forte muralha, igualmente assim como os outros guetos judaicos medievais nas cidades europeias.
Não há bilhetes individuais para visitar cada um dos diferentes monumentos do bairro judeu. Mesmo que deseje conhecer apenas um dos atrativos, deverá utilizar um bilhete único, que da direito a todos os monumentos. Esta é a melhor maneira de descobrir a história dos judeus de Praga.
Entre as sinagogas mais especiais e impactantes destaca-se a Sinagoga Pinkas com seus 77.000 nomes dos judeus tchecos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Igualmente chama atenção a Sinagoga Maisel , a qual leva o nome do rabino e conselheiro das finanças do imperador no século 16 Mordechai Maisel.
Outro lugar especial é o Cemitério Judaico com até 12 camadas de mortos, milhares de lápides e túmulos, um espaço peculiar, formado ao longo de cinco séculos.
Para quem quiser descobrir a cultura e religião judaica, pode-se visitar a Sinagoga Klaus , com exposição sobre as tradições e costumes judaicos. Para acabar o percurso a ultima surpresa:
a Sinagoga Espanhola , belo exemplo de estilo mourisco na Europa Central.