Cidade Pequena+ Cidade Velha
Duração: Aprox. 3,5 horas (visita exterior, ingressos não inclusos, podemos entrar na Igreja do Menino Jesus)
Descrição do passeio:
É um luxo e uma decisão inteligente dedicar seu tempo a um bairro de uma parte histórica da cidade de Praga chamada Cidade Pequena .
A Cidade Pequena ocupa a parte baixa de um morro na beira do rio Vltava onde está situado o Castelo de Praga. O seu nome lembra que foi a menor das quatro cidades praguenses construídas entre as duas beiras do rio Vltava. No final do século 18 as quatro cidades se uniram para formar uma única cidade: Praga.
O bairro de Mala Strana é o mais pitoresco e o mais desconhecido para visitantes: será por que quase não há comércios? Ao mesmo tempo, é um dos lugares favoritos no centro da cidade pelos seus moradores.
Começamos o nosso passeio pelos jardins de Ilha de Kampa , com o seu canal artificial Canal do Diabo um verdadeiro paraíso verde escondido em meio dos palácios e prédios do século 16 e 17 Saindo desta pequena joia verde escondida, chegamos no interior de outro santuário especial de Praga a Igreja da Nossa Senhora de Vitoria , chamada também a Igreja de Menino Jesus , uma imagem conhecida e venerada no mundo católico
Em seguida, caminhamos pela rua Karmelitska chegando na, talvez mais bela, igreja barroca da cidade, São Nicolau .
Depois ainda deslumbrados com as pinturas e colunas de mármore da igreja, chegamos passado a igreja e sede da Ordem de Cavaleiros de Malta, em frente a casa onde viveu Beethoven, entramos de novo na Ilha de Campa com a sua Parede John Lennon , Moinho do Diabo, galerias de arte, parques, etc. Além disso, os restaurantes com terraços oferecem muita tranquilidade e vistas ao rio. Vistas que poderemos também admirar do nosso pequeno barco (para onze pessoas), que nos permite entrar no Canal do Diabo e ver os monumentos já conhecidos de outra perspectiva. Os cisnes e patos são típicos moradores já fixos do Rio Vltava.
Saindo da Cidade pequena , ainda pensando na historia milenária de seus antigos moradores, chegamos até a primeira ponte de pedra construída sobre o Rio Vltava e símbolo de Praga, a Ponte Carlos , Gliptoteca em céu aberto, galeria de arte, lugar mágico onde se confundem os séculos passados e onde cada pedra está cheia de história… Uma pena que as pedras não possam falar!
Cruzando a Ponte Carlos entramos na Josefov é o nome dado ao antigo bairro judaico de Praga. O bairro recebeu este nome pelo imperador Joseph II, o qual no século 18 ordenou que fossem derrubadas as muralhas que separavam o gueto do resto da cidade.
O bairro judaico hoje em dia faz parte da Cidade Velha, mas durante muitos séculos estava separado dela por uma forte muralha, igualmente assim como os outros guetos judaicos medievais nas cidades europeias.
Entre as sinagogas mais especiais e impactantes destaca-se a Sinagoga Pinkas com seus 77.000 nomes dos judeus tchecos mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Igualmente chama atenção a Sinagoga Velha , construída no século 13.
Saindo do Bairro Judeu as ruas de paralelepípedos nos levam para o lugar que todo visitante almeja conhecer em Praga: A Praça da Cidade Velha , com o seu famoso Relógio astronômico , e todo um complexo de casas, palácios e igrejas que formam o quadrado da praça, tornando-se uma autentica demonstração de arte e uma das mais belas praças da Europa.
Leave a Reply